segunda-feira, 25 de julho de 2011

Nada é por acaso

“A alma é eterna. E cada alma viaja de uma vida para outra rodeada por companheiros, uns ajudando os outros a cumprir seu destino. Os encontros que temos durante a vida nunca são coincidências.” Mark Fisher.

                                                  Momentos de Paz 



                          AH! Eu não pedi para nascer!!!




Já ouvimos ou falamos esta frase num momento de desabafo ou   de aflição, porém,  pedimos sim para renascer em determinada família visando  tentar os acertos, vencer barreiras e  desenvolver nosso aprendizado na terra com o objetivo do fortalecimento dos laços e desatamento dos nós. Quando na saída  de nossa pátria espiritual escolhemos uma prova para cumprir, atividades para fazer e  já possuíndo inclinações para desenvolvê-la. 


Com a ajuda dos amigos espirituais aptos ao nosso desenvolvimento moral, traçamos o lar que desenvolveremos nossas potencialidades , acolhendo-nos em prol do  nosso progresso espiritual.  


Trata-se da família consanguínea e/ou espiritual.

E  é na reencarnação presente que  retornamos ao mesmo lar com os desafios de um relacionamento que proclama o reajuste.
Não somos perfeitos, mas um dia seremos e viveremos num mundo de regeneração, rumo de décadas ou séculos em prol de nossa depuração,  Deus é generoso, aguarda pacientemente nosso desenvolvimento pleno.

Esta  oportunidade contínua de aceitação ao longo do percurso, difícil e doloroso  da doença nos entes queridos ou nossa própria são oportunidades de passar a tarefa com êxito, nos perdoando pelas tentativas frustradas, subtraindo as culpas que carregamos intimamente em nossa alma de erros do passado e nos fortalecendo para o cumprimento de nossa tarefa passada a limpo com ênfase no amor.
Somos humanos e podemos vencer as etapas graduais e lentamente, de Moisés para Jesus foram 2.000 mil anos , e para nós temos muito ainda para  aprendermos a colocar em prática as recomendações  amorosas de nosso Mestre que  fazem  parte do nosso propósito  natural da evolução .

Nem sempre os laços de sangue reúnem as almas essencialmente afins. Freqüentemente, pelas imposições da consangüinidade, grandes inimigos são obrigados ao abraço diuturno, sob o mesmo teto.

É razoável sugerir-se uma divisão entre os conceitos de “família” e “parentela”. O primeiro constituiria o símbolo dos laços eternos do amor, o segundo significaria o cadinho de lutas, por vezes acerbas, em que devemos diluir as imperfeições dos sentimentos, fundindo-os na liga divina do amor para a eternidade. A família não seria a parentela, mas a parentela converter-se-ia, mais tarde, nas santas expressões da família.


O filósofo  Empédocles em 435/430 aC    já   proclamava sobre as  duas forças fundamentais responsáveis pela manutenção do universo: O AMOR que unia os elementos (raízes) e o ÓDIO que os separava. 

Empédocles  citava que o amor é que   move a vida e o universo, sendo o primeiro   muito mais forte que o ódio e para disseminá-lo  reiterava: só no amor


A família é um pequeno grupo na sociedade e todos nós temos muitos relacionamento social nos segmentos destes agrupamentos: médicos, professores, vizinhos, amigos, colegas sendo esta  interação  muito importante para nosso progresso espiritual e  a convivência em família  também  vai se expandindo como reflexo em toda a  humanidade e  continuadamente lapidando nossas imperfeições.

Lembrando que surgimos simples e ignorantes em nossa  origem e ligados a uma partícula caminhamos no universo convivendo no meio familiar, desvendando em nós os sentidos desta ventura, sendo o  DNA  o primeirio fator hereditários, PORÈM está no espírito [na alma]de cada  pessoa a escolha para  esta ou aquela prova, comprovando que nem tudo é o fator da genética: são escolhas antes da reencarnaçãp, por nós ou por nossos amigos da espiritualidade maior.


Nossas vidas individualmente ou em família, esta pequena organização social, já foi planejada antes da reencarnação, assim como as tarefas e dons vinculados a nós, com o propósito de nosso fortalecimento integral. 

Deus é maravilhoso  dando a nós a possibilidade de evolução e progresso nas  vidas sucessivas e  contínuas,  sabemos intimamente que  não escolhemos carga pesada ou maior que não podemos carregar ou suportar.
Temos caminhado nesta jornada lentalmente por que Deus não tem pressa e fez a lei perfeita de causa e efeito, a lei ponderada na física, toda ação corresponde a uma reação .

Sendo a  verdadeira pátria  a espiritual e a terra o planeta ao qual  estamos reencarnados,  podemos desenvolverr nossas habilidades, redimir más condutas e pensamentos e passar por progressos morais, é aqui na terra onde somos matriculados na  escola de aprendizagem , e freguentamos  nossa batalha diária e  abençoada na luta em prol de nossos familiares adoecidos: os quais limpamos a sua fronte e seu corpo com o suor do nosso trabalho, com a disponibilidade de aceitação, renúncia e carinho, diante da  tarefa  árdua porém  significativa para nosso aprimoramento.

Através dos benfeitores espirituais, sentimos a vibração de amor, confiança e força com o propósito de nos ajudar vislumbrando o  êxito em nossa missão.

A família portanto, tem um papel primoroso nessa relação do ente com demência [doença de alzheimer]. Primeiro, por se tratar de uma prova em conjunto, os parentes  de pacientes demenciados   têm este resgate na convivência cotidiana com seu familiar que vivência a velhice adoecida e fragilizada. 

Segundo,por que gradativamente buscamos nesta  convivência a aceitação da doença e procuramos pautá-la  no  carinho, amor e paciência onde  o doente  se sentirá mais confortável  no enfrentamento de sua  enfermidade incurável e progressiva com o apoio da família representado pelo seu parente mais próximo na  figura do CUIDADOR.

Afinal, o amor é imprescindível em qualquer situação da existência, independente de qual seja o nosso problema, todos nós precisamos de afetividade: compreensão, amabilidade   e atenção.

Ao passar por uma prova  como no percurso da   doença, o espírito estará mais tranqüilo e refeito dos entraves do pretérito. Não precisamos  nos preocupar com o que provocou a enfermidade, mas em plantar bons frutos para colher no futuro; como familiares deste paciente vislumbramos  a compreensão, ajuda e  préstimos,  sendo a caridade e  as boas obras  o nosso plantio. E lembrar que é preciso “ter sempre muita fé e perseverança, pois assim não conseguiremos vencer os obstáculos da vida terrena mais inclinados a perseverança.

Lembre-se que:
Não se deve crer que todo sofrimento por que se passa neste mundo seja necessariamente o indício de uma determinada falta: trata-se, freqüentemente, de simples provas escolhidas pelo espírito, para acabar a sua purificação e acelerar o seu adiantamento”. (E.S.E – Cap V – item 9)

Muitas vezes  buscamos a solução mágica dos nossos problemas, sem darmos conta que são eles que nos fazem progredir e que Deus é infinitamente bondoso e misericordioso, A Doutrina dos Espíritos nos ensina que as provações são os instrumentos que Deus se utiliza para o nosso burilamento espiritual. 

Importante é identificar a diferença entre prova e a expiação, as provas são os desafios da vida que nos fazem crescer espiritualmente, que nos dão à oportunidade da evolução espiritual pelo aprendizado vivenciado.
A expiação são as  conseqüências de nossas atitudes impensadas do passado e a restauração atual é a  oportunidade reencarnatória que vivenciamos hoje é o  resgate de nossas faltas pretéritas.

Expiação

Segundo o dicionário, expiar é: 1- Sofrer as conseqüências de; 2- obter perdão, reparar, resgatar; 3- Purificar-se de crimes ou pecados.

A expiação surge como objetivo encarnatório. Quando o indivíduo, por excessos, maldade ou por imprudência fere a lei geral que cuida dos nossos destinos, torna-se incurso na lei de causa e efeito, para que, através do sofrimento, se reeduque.

“A expiação consiste nos sofrimentos físicos e morais que são conseqüentes a uma falta, seja na vida atual, seja na vida espiritual, após a morte, ou ainda em nova existência corporal.”

Característica: 
Sempre dolorosa
Sempre ligada a uma falta

Prova ou Provação

Prova: Exame, concurso – ensaio, experiência.

Provação: 
situação aflitiva.

“A prova é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual.”

As provas são uma série de situações apresentadas ao espírito encarnado objetivando o seu crescimento. Através do esforço próprio, das lutas e do sacrifício, ele vai burilando a sua personalidade, desenvolvendo a sua inteligência e se iluminando espiritualmente.

Kardec lembra que nem toda prova é uma expiação, mas em toda expiação há uma prova, porque diante do sofrimento expiatório, o homem ver-se-à convidado a desenvolver (lutar) pelos valores de resignação.

Característica:

- Não está vinculada a uma falta.
- Não é sempre dolorosa, embora possa ser.
- Representa sempre luta para crescimento pessoal.

Missão:

1- Função ou poder conferido a alguém para fazer alguma coisa, encargo, incumbência.
2- Comissão diplomática.
3- O trabalho dos missionários.

Nós somos seres espirituais eternos, sendo a  reencarnação uma nova oportunidade de crescimento espiritual, de reparação de atos delituosos cometidos por nós em outras encarnações, se excluirmos a possibilidade da reencarnação, e tomando por base um irmão que tenha nascido com uma doença terrível ainda viver uma única vez, esta doença representaria um castigo terrível, um capricho de Deus, esta criatura não teria a oportunidade de progredir.

A Lei da reencarnação preenche as lacunas, explicando esses fatos e torna notório o quanto Deus é justo, bom e misericordioso. Nós, seres criados por Deus, muitas vezes transgredimos suas leis e, por isso mesmo, somos forçados a sofrer as conseqüências.
A terceira Lei da Física, de Isaac Newton diz: “A toda ação corresponde uma reação de igual intensidade e direção, mas em sentido contrário”.

No plano moral, ou espiritual, a Lei de Ação e Reação pode ser enunciada conforme diz Emmanuel.

“É livre a semeadura, porém obrigatória a colheita”.

Uma boa ação na vida presente terá uma boa reação na vida presente ou futura, enquanto que uma ação má terá uma reação má, se não agora, numa próxima reencarnação que representará uma oportunidade de reparar o débito contraído.

Assim, a Lei de Ação e Reação nos ensina que somos responsáveis pelo nosso sofrimento ou pela nossa felicidade. A causa de nossa infelicidade ou felicidade deve ser buscada dentro de nós e não fora; com a reencarnação o espírito é direcionado à conscientização e à prática do bem.

Objetivos da Reencarnação

A reencarnação é uma necessidade evolutiva, porque somente ao contato com a matéria física consegue o espírito certos elementos necessários ao seu progresso.

A esse respeito o espírito,  São Luiz diz o seguinte (E.S.E cap. IV):

“A passagem dos espíritos para a vida corpórea é necessária, para que eles possam realizar, com a ajuda do elemento material, os propósitos cuja execução Deus lhes confiou. É ainda necessária, por eles mesmos, pois a atividade que então se vêem obrigados a desempenhar ajuda-os a desenvolver a inteligência. Deus, sendo soberanamente justo, deve aquinhoar equivalentemente a todos os seus filhos. É por isso que ele concede a todos o mesmo ponto de partida, a mesma aptidão, as mesmas obrigações a cumprir e a mesma liberdade de ação”.

De acordo com Kardec, didaticamente podemos classificar em três tipos:
espírito querendo avançar mais, solicita uma missão, uma tarefa, pela qual será tanto mais recompensado, se sair vitorioso.” (E.S.E – Cap V – item 9)

A missão é uma tarefa específica que objetiva o bem da criatura.
Todo homem, sobre a terra, tem uma missão, seja ela pequena ou grande, porém, o objetivo é sempre o bem.

Característica:

- Tarefa especifica.
- Pressupõe certa condição evolutiva prévia.
- Objetiva o melhoramento de algo ou de alguém.

Capitulo VII L.E

Retorno à vida corporal

Prelúdio do retorno

O momento da reencarnação é acompanhado de uma perturbação maior e mais longa se comparado à perturbação da desencarnação. Na morte o espírito sai da escravidão; no nascimento, entra nela. É como um viajante que embarca para a travessia perigosa e não sabe se encontrará a morte nas ondas que enfrenta.


"Assim como os homens, pelas suas leis, regulam as relações de homem para homem, Deus, pelas leis da Natureza, regula as relações entre Ele e o homem.”


"A todos aqueles que perguntam: Para que serve a dor? Respondo: Para polir a pedra, esculpir o mármore, fundir o vidro, martelar o ferro. Serve para edificar e ornar o templo magnífico, cheio de raios, de vibrações, de hinos, de perfumes, onde se combinam todas as artes para exprimirem o divino, prepararem a apoteose do pensamento consciente, celebrarem a libertação do Espírito!" Léon Denis

"Vinde saciar-vos nesta fonte celeste, vós todos que sofreis, vós todos que tendes sede da verdade. Ela verterá em vossa alma o frescor e a regeneração. Vivificados por ela, sustentareis mais animadamente os combates da existência, sabereis viver e morrer dignamente." Léon Denis
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A verdadeira pátria é a espiritual e a terra é a  escola de aprendizagem , onde enfrentamos nossa batalha diária abençoada pela luta em prol de nossos familiares adoecidos, os quais limpamos a sua fronte e seu corpo com o suor do nosso trabalho, com a disponibilidade de aceitação, renúncia e carinho, a tarefa é árdua mais significativa para nosso aprimoramento, através dos benfeitores espirituais, sentimos a vibração de amor, confiança e força com o propósito de nos ajudar vislumbrando o  êxito em nossa missão.

Esta linda  mensagem visa a força que podemos adquirir de  resistência nesta caminhada,
nada é por acaso, estamos na terra como aprendiz, o tempo é veloz e tudo passa, fica em nós a certeza de nosso aprimoramento  e  adiantamento moral, somos capazes , então querido leitor e irmão de caminhada: Resista
Rosana Nied::


Resista

                                                        

Há dias em que temos a sensação de que chegamos ao fim da linha...
Não conseguimos vislumbrar uma saída viável para os problemas que surgem em grande quantidade.
Com você não é diferente. Você também faz parte desse mundo de provas e expiações desta escola chamada Terra
e já ter passado por um desses dias, e pensado em desistir...
No entanto, vale a pena resistir...
Resista um pouco mais, mesmo que as feridas latejem e que sua coragem esteja cochilando.
Resista mais um minuto e será fácil resistir aos demais.
Resista mais um instante, mesmo que a derrota seja um imã... mesmo que a desilusão caminhe em sua direção.
Resista mais um pouco, mesmo que os pessimistas digam
pra você parar. Mesmo que a sua esperança esteja no fim.
Resista mais um momento mesmo que você não possa avistar, ainda, a linha de chegada. Mesmo que a
insegurança brinque de roda a sua volta.
Resista um pouco mais, ainda que a sua vida esteja sendo pesada na balança dos insensatos e você se sinta indefeso como um pássaro de asas quebradas.
As dores, por mais amargas, passam...
Tudo passa...
A ilusão funciona, mas se desvanece...
A posse agrada, porém se transfere de mãos...
O poder apaixona, entretanto, transita de pessoa...
O prazer alegra, todavia, é efêmero.
A glória terrestre exalta e desaparece.
O triunfador de hoje, passa, mais tarde, vencido...
Tudo, nesta vida, tem um propósito...
A dor aflige, mas também passa.
A carência aturde, porém, um dia se preenche.
A debilidade física deprime, todavia, liberta das paixões.
O silêncio que entristece leva à meditação que felicita.
A submissão aflige, entretanto, fortalece o caráter.
O fracasso espezinha, ao mesmo tempo ensina
o homem a conquistar-se.
A situação muda, como mudam as estações...
O verão brinca de esconde-esconde com a brisa morna,
mas cede lugar ao outono, que espalha suas
tintas sobre a folhagem.
O inverno chega e, sem pedir licença, congela a brisa
e derruba as folhas.
Tudo parece sem vida, sem cor, sem perfume...
Será o fim? Não! Eis que surge a primavera e estende seus tapetes multicoloridos, espalhando o perfume no ar, reverdecendo novamente a paisagem...
Assim, quando as provas lhe baterem à porta, não se deixe levar pelo desejo de desistir, resista um pouco mais.
Resista, porque o último instante da madrugada é sempre aquele que puxa a manhã pelo braço...
E essa manhã bonita, ensolarada, sem algemas, nascerá para você, em breve, desde que você resista.
Resista, porque alguém que o ama está sentado na arquibancada do Tempo, torcendo muito para que você
vença e ganhe o troféu que tanto deseja: a felicidade...
Não se deixe abater pela tristeza.
Todas as dores terminam.
Aguarde que o Tempo, com suas mãos cheias de
bálsamo, traga o alívio.
A ação do Tempo é infalível e nos guia suavemente pelo caminho certo, aliviando nossas dores, assim como
brisa leve abranda o calor do verão.
Mais depressa do que supõe, você terá a resposta,
na consolação de quem necessita.
Por tudo isso, resista... e confia nesse abençoado
aliado chamado:
Tempo.
[RESISTA:mensagem retirado da revista espírita ]

JARDIM DE AFETOS

Com tuas mãos, podes cultivar o teu jardim de afetos.
Sê generoso em tua casa...
Cuida de tuas flores, não permitindo que a erva daninha se alastre em teu canteiro de amor.
Afasta para longe o ciúme e o desrespeito.
Não anule flor alguma em seu perfume...
Deixa florirem à tua volta aqueles que são teus.
Incentiva-os. Ama-os.
Que tuas mãos não lhes despetalem os sonhos...
As mãos do jardineiro devem ser tão delicadas
quanto as flores que acariciam.

Irmão José

(De “Ao alcance das mãos”,
de Carlos A. Baccelli)

Pesquiisa bibliográfica::

 O problema do ser e do destino- Léon Denis
Depois da morte - Léon Deni
O Livro dos Espíritos – Allan Kardec
O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec
Entendendo o Espiritismo – Editora Aliança
Iniciação Espírita – Editora Aliança - Autores diversos
Apostila do curso de Introdução à Doutrina Espírita – IDE – www.cvdee.org.br
O Consolador – Emmanuel / Francisco Xavier
Mensagem Resista retirado do site:
:http://www.omensageiro.com.br/mensagens/index_poemas.htm
--------------------------------------
Na familia, os mestres são os que ensinam mesmo  quando nos fazem sofrer 


Viver em família é um desafio que desperta o interesse da ciência em vários ramos.


A palavra família vem de famulus [latim] que significa escravo, servo e isto explica muitas coisas, muito se sentem neste sentido, não é mesmo?


Nem sempre a familia está interligado aos laços espirituais, muitas vezes por laços puramente  consanguíneos, e a familia de modo geral por afinidade entre os seres, estabelecem as ligações : grupos sociais .

Na familia consanguínia pode haver muitas desavenças e por outro lado temos dentro destas mesmas familias simpatia  e  amizade por este ou aquele membro que provém de  afinidades advindo dos laços espirituais.

A ciência acadêmica ainda não compreendeu  o olhar da família no aspecto espiritual, já vivemos em outras existências dentro desta mesma  familia,, pedimos muitas vezes para retornarnelad, estreitar laços e superar as adversidades, lentamente e sem pressa, somos seres eternos em constante aprendizado.

O processo encarnatório amplia nosso entendimento no aspecto reencarnatório: as antipatias ou  a sensação de ja ter vivido com aquela pessoa, as experiências, a sensação  de já ter passado com aquele ou este indivíduo ou lugares gratas experiências.

A reencarnação é o processo para dar seguência ao desenvolvimento espiritual, nós nos rencontramos para estabelecer um verdadeiro encontro e dar seguência neste  processo   nos burilando  e estabelecendo  o processo espiritual , as bases do verdadeiro sentido da  existência.

Reencontros para estabelecer um verdadeiro processo de idas e vindas para o próposito da verdadeira base da união familiar que transcede a vida biológica, mas  trabalhando estas relações  até chegar a convivência espiritual, a vida exige nossos esforços diários neste sentido.

Algumas vezes em família nos sentimos tão só e temos tanta afinidade fora do grupo consanguínio e vamos trabalhando dentro do lar estas diferenças no aspecto biológico para o espiritual, porém  isto não é fácil, exige esforços contínuos e  algo mais do que nós somos, mas que podemos chegar baseado na tolerância mútua, e persistência.

Transitamos por milênios na terra, buscando sempre a superação e burilamento no aspecto familiar.

Estes exercícios cotidianos de superação, não por que gostamos , mas por opção anterior provando que na lei natural da vida, nada é por acaso, antes da encarnação pedimos para estar no seio de nossa família ,  sendo as   tarefas e a conviência colocadas a limpo pela persistência até alcançar o  afeto: no  trabalho e na  arte de respeitar o outro pelo modo como são, nas suas diferenças, vivendo em unidade dentro da diversidade, estabelecer vínculos no campo espiritual, por que viveremos em família por muito tempo , podemos estabelecer pontos de vistas e limites na base do respeito , a capacidade de se inserir neste contexto dentro do que oferecemos de melhor em nós para este ambiente nos círculos mais íntimos e são sem dúvida os que nos conhecem bem.


Descobrir o que temos de melhor, por que cada um de nós temos  para  oferecer.

Os amigos espirituais alegram-se por nossas vitórias e sofrem por nossas fraquesas e limitações, porém vão nos intuindo e  torcendo por nós, desejando nosso progresso e nos amando incensantemente, nos abraçando e desejando nosso bem.

Pense nos que já retornaram antes de nós , ore e os abençõe tanto quanto eles na dianteira estão amando-nos e abençoando-nos incondicionalmente.

E sempre é bom lembrar que os adversários dentro da nossa família, são os mestres que nos ensinam, mesmo quando nos fazem sofrer. 

Sabemos que a dor estanca mais vezes no momento em que muitos lidam sozinhos com os familiares com Alzheimer ou se responsabilizam em seus cuidados na clinica.


Sempre, ou melhor, muitas vezes além da solidão que permeia o caminhar ao redor do doente, muitos são cobrados por outros familiares ausentes no cotidiano , julgados pelos que estão apenas observando para recriminar ou mesmo amolestar os cuidadores, que não tem com quem dividir está enorme carga de responsabilidade.


Já não chega todos os esforços perante a doença, cuidados cotidianos como: banho, alimentação, remédios .


Todos nossos sentimento ficam á flor da pele,sobretudo diante da indiferença do outro familiar que poderia estar ajudando colocando a mão na massa.


Sofre-se por tudo, a doença que acelera, o excesso de preocupação, o medo do avançar da doença, a restrição até para cumprir os atos sociais , até mesmo os religiosos, enfim a vida do cuidador não é facilitada em vários aspectos.


Nestas horas, olhamos dentro de nós mesmos pedindo forças e outras  desviando o olhar para o céu que sabemos que tudo no universo conspira para nossa coragem e disponibilidade.


Sempre esforça-se para fazer o melhor, mesmo diante da fragilidade física e emocional, os compromissos diante da doença é tão grande que a cada dia é uma vitória a vencer no dia a dia e assim dizer para si mesmos: hoje consegui dar os remédios, a alimentação, banho e ponderar o quanto  o resistiu-se  ao cansaço que abate, ao estresse que o visita,a tristeza que norteia o ambiente, com pensamentos de ânimo e fé.


Sabe-se que está se perdendo o ente amado fisicamente a cada dia e se  desculpando e perdoando por resistir a esta perda física, porém jamais os laços da pátria que o ser amado está  retornando, afrontamos o dia com novas esperanças e determinação, o caminho é longo e largo, e a persistência é a fortaleza que tanto desejamos intimamente .

Um passo importante para nosso crescimento é a aceitação do outro de maneira natural, como cada um é e tem direito a ser, despertando em nós a solidariedade através do amor  sem cobranças, mas com  respeito e entendimento.









Um comentário:

tinaageluni disse...

Rosana, como sempre tudo está impecável.Toda vez que passo por aqui tenho uma infromação nova para lidar com minha mãe no dia a dia.Tudo isso nos da muita força e uma visão de otimismo para poder trilhar a estrada que parece fácil aos olhos daqueles outros da família que sequer sabem como é de fato a DA..obrigada..meu abraço...