segunda-feira, 21 de março de 2011

Antes de ser mãe da minha mãe





Antes de ser mãe da minha mãe, eu comia refeições quentes, eu usava roupas sem manchas, eu tinha calma ao falar ao telefone, eu dormia tão tarde quanto eu quisesse e nunca me preocupava com a hora de acordar, eu escovava meus cabelos vagarosamente e tomava banho sem pressa, minha casa estava limpa todos os dias, eu nunca tropeçava em bonecas, ou pensava em canções de ninar, eu não me preocupava se minhas plantas eram venenosas, eu nem sabia que existiam bengala, andador e cadeira de rodas, ninguém nunca tinha vomitado ou feito xixi em mim, trocado fraldas de adulto então nem pensar, eu nunca tinha sido beliscada por outra realidade, ninguém antes tinha me molhado, discutido comigo, me chingado, eu tinha controle de minha mente, dos meus pensamentos, do meu corpo e do meu tempo, eu dormia a noite toda.

Antes de ser mãe da minha mãe eu nunca tinha ouvido gemidos, ido tanto a médicos, ficar sem dormir vigiando uma criança resmungando e tendo alucinações e eu dizendo que estava tudo bem segurando suas mãos e olhando com firmeza seus olhos.

Antes não tinha ninguém estranho em casa dividindo tarefas pré determinadas, para que eu pudesse cuidar um pouco de mim, não sabia que minha filha grande não podia comer de tudo, por que a doença a fazia perder a noção e nunca a saciava e nestas horas precisava dizer não.


Nunca havia introduzido nas refeições leites de soja,adoçantes, gelatina diet , arroz integral e uma enorme diversidade de frutas 

Nunca havia experimentado a sensação de impotência, nunca havia brigado como um leão na frente de um juiz para que meus irmãos me deixassem eu e minha filha em paz por que quem cuida tem esse direito chamado PAZ.

Nunca havia mostrado tanta fúria no corredor dos hospitais para um atendimento mais rápido alegando a doença e a idade de alguém.

Antes de ser mãe da minha mãe recebia visitas de amigos, telefonemas e convites.

Antes eu nunca chorei olhando pequeninos olhos que nada entendiam, eu nunca tinha ficado gloriosamente feliz por causa de um simples coco que diminuía as dores intermináveis em sua barriga, eu nunca tinha sentado tarde da noite só para tentar planejar o que fazer nos próximos dias, eu nunca havia sentido meu coração quebrar em um milhão de pedaços porque eu não pude parar uma dor e uma doença..

Eu nunca imaginaria que algo tão inusitado pudesse afetar tanto minha vida, eu nunca soube que realmente lá na frente, depois de tantas barreiras, amaria ser mãe da minha mãe, por que antes, eu não conhecia a sensação de ter meu coração fora do meu corpo, eu não conhecia a força do amor entre uma mãe e sua filha adoecido, eu não conhecia o calor, a alegria, o desgaste, as dúvidas, a preocupação, eu não sabia que era capaz de sentir tudo isso com tanta intensidade e ainda me achar capaz e reagir perante tudo e todos e assim assumir os cuidados integrais respeitando meus limites e por tudo e apesar de tudo hoje agradeço a tarefa que me foi árdua mas, que valeu a pena no aprendizado da vida e no fortalecimento da fé, por que com ela consegui vencer minhas próprias barreiras internalizadas em mim.


Rosana Nied

4 comentários:

Unknown disse...

Divino!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

claudio disse...

Belíssima declaração de amor à mãe. Dedicação, reconhecimento, carinho e afeto na contra-mão do ciclo vital.
A filha assume e vivencia o papel de mãe e a mãe absorve todo esse amor antes à filha dedicado.
Profundamente belo....

Lidia Eliane disse...

...ninguem prepara a gente para esse dia...é tudo tão diferente, a gente precisa amadurecer anos em dias...

Lindo e verdadeiro o texto que você escreveu!

Anônimo disse...

Fascinante. Uma história de amor e dedicação raramente vista.