quinta-feira, 26 de maio de 2011

Carta de um cuidador [a]


Queridos (as) parentes e amigos,


Desde que A DOENÇA DE ALZHEIMER fez guarita, adentrando meu lar eu senti-me na obrigação de esclarecer gentilmente á vocês que esta doença é uma demência e como o portador age em seu cotidiano.

Em nossos encontros você vai se deparar com situações que para mim é muito conhecida e hoje estou em forma de carta, esclareço que o meu querido familiar  tem um comportamento,, conhecido perante a sociedade de “anormal”, mas o que é a normalidade? Uma regra de conduta imposta pela sociedade capitalista, leis e usos e costumes pautados na moralidade?

Bem não vou adentrar esta discussão, mas apenas esclarecer que o meu familiar pode adotar várias formas de comportamento e para isto estou elucidando algumas situações que vivo no meu dia a dia, ou melhor estou informando para deixá-lo á par da minha realidade e peço á você que compreenda e que possa aceitar estas nuances de um portador.

Chegue mais, sente-se e ouça, muitas vezes meu amado familiar poderá , durante uma visita falar mal de muitas pessoas, inclusive de mim, ele pode se queixar de fome, embora tenho controle rigoroso em suas refeições, você sabia que ele pode , sem mais ou menos, tentar fugir e também procurar insistentemente sua casa e desejar ir lá, sem saber exatamente aonde está?

A doença causa a perda da capacidade de raciocínio lógico, a perda da cognição, dos sentidos, do pensamento, resultando  alterações de comportamento, ele em certas ocasiões pode me acusar de roubo, criar confusões , achar que conhece alguém que nunca viu, se sentir e agir de uma maneira perturbada e intranqüilo, falar muito e ficar irrequieto e desconectado da nossa realidade, física, temporal e social.


Não saber exatamente o dia, mês e ano que estamos, onde está, quem são as pessoas de seu convívio, os nomes dos parentes, muitas vezes sente-se perseguido, outras vezes tem alucinações, bem o fato é que gostaria que você me ajudasse na divulgação da doença, para que mais e mais pessoas pudessem ser esclarecidas, penso que a sociedade tem perceber que o envelhecimento saudável é bem diferente de uma doença que atinge milhões de pessoas no mundo todo e quanto mais esta doença for conhecida, mais investimento e interesse pode-se ter na área da saúde, investindo-se em pesquisas e apoio á iniciativas de cunho científico.

Por outro lado, com sua visita você pode começar a dividir comigo estes conhecimentos e não se assustar ou sentir-se constrangido com as situações que culminam com as reações estranhas, mas real de um portador de Alzheimer.

Doença de Alzheimer , demência é uma palavra de origem latina – dementia – que significa “mente distante” ou “estar fora da própria mente”. Popular e erroneamente é confundida com “loucura”, “esclerose”, “caduquice” ou “gagá”.

Lembre
m-se:

"Pacientes fora de possibilidade de cura não estão fora de possibilidade 
de vida



Rosana Nied


2 comentários:

MARA disse...

PARABENS RO..
ENTER LAGIRMAS REVIVI TUDO ISSO COM MEU PAI, NOS 10 ANOS QUE PASSEI COM ELE....
BEIJOSSS
E VAMOS LEVAR NOSSOS CONHECIMENTOS A OUTROS CUIDADORES.

MARA BARZAN

Anônimo disse...

Este ano de 2012,minha mãe começou com os sintomas de DA! O mais engraçado é que eu tinha pressa no diagnostico para o inicio do tratamento e depois de muitas andanças em varios medicos,finalmente estamos no controle,se podemos chamar de controle de uma doença tão ingrata!!!