sexta-feira, 28 de maio de 2010

O ser e estar de cada dia

A batalha diária é de todos os pacientes com Alzheimer, Parkinson, depressão, pânico, câncer, problema na coluna e dores crônicas e refletem naqueles que não tem essa força, nem todos tem condição psíquica ou física e nem fé na vida para combater tantos males físicos e psicológicos..


Vendo as famílias multas não são estruturadas, o problema é grave, não só para quem sofre o mal, e refletindo no Estado que não fornece  condições de saúde para todos


Li um depoimento de um rapaz que está indo atrás da pensão para sua mãe, pois seu pai faleceu...há mais de 5 anos que não recebe nada do Estado de SP...sente-se ignorado por completo.


Veja como a questão também é política...ele citou que no âmbito federal (INSS), a aposentadoria já está sendo depositada na conta de sua mãe...durou apenas um mês a tramitação...foram super educados e estão muito bem preparados para atender o público


Poucos têm condições de arcar com convênios de saúde, remédios estão caros e nos postos de saúde com encaminhamento para fornecimento de remédios populares, encontra-se  sucateados, quantos reclamam que mtas vezes nem encontram o que precisam.


...É questão de gestão, gerir a coisa voltada para o povo, não para o bolso.


No Alzheimer não é diferente perdemos a pessoas lentamente, perdemos para o bolso e a caminhada é árdua e longa, quando nós falamos de cuidar bem para cuidar também nos deparamos com muitas situações desconfortantes em relação ao descaso do poder público, e alimentamos mossa rotina e luta com o pão diário da fé para todas as doenças e situações que nos deparamos resgatando o amor próprio e incondicional para o paciente e doses de dedicação para nosso bem.


Na lida com o paciente com Alzheimer precisamos refletir sobre o comportamento do  paciente quando ele acusa o cuidador, conta histórias imagináveis, fdevemos lembrar que estas manifestações é da doença , simplesmente isto


O cérebro já não processa as informações e conceitos, por isso ela fala sempre a mesma coisa de uma maneira confusa, fantasiosa e repetitiva
O cuidador precisa aceitar e procurar mecanismos para lidar com estas situações estressantes e difícil, somando a tudo isto o descaso do Estado..


O CUIDADOR


Em muitos casos podemos também pensar na prevenção das doenças e não só quando ela se instala enfim, proteger de doenças ajuda a impedir que as doenças crônicas piorem. Isto é importante, porque à medida que o corpo envelhece, começa-se a notar alterações nos músculos e nas articulações e um declínio na sensação de "força" física.


Um estilo de vida saudável inclui a saúde preventiva, boa nutrição e controle do peso, recreação e exercícios regular também mental mantendo a o cérebro ativo tanto quanto seu corpo. Atividades que envolvam a ajuda às pessoas (trabalho social) pode dar sentido à vida, e ajudar a preencher a solidão e a combater a depressão. O envolvimento com uma crença (religião) parece ser benéfico na prevenção das doenças.


Enfim podemos começar a pensar em amenizar e prevenir doenças.
Um abraço
Rosana Nied



Nenhum comentário: